Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Eventos 2013
Eventos 2013



O Traje e o Ouro à Moda da Glória

Tendo dedicado o plano anual de atividades de 2013 ao tema do traje, a Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo vai levar a efeito, durante as festas em Honra de Nª Srª da Glória, a exposição fotográfica “O Traje e o Ouro à Moda da Glória”.

Este trabalho é produto de uma longa e aturada pesquisa, cujo intuito é registar e dar a conhecer a riqueza e singularidade desta área do património cultural da Glória, que se constitui como um dos elementos identitários mais característicos desta comunidade.

A exposição terá lugar na residência de Joaquim Pereira Caneira (ao lado do coreto) e será inaugurada no dia 24 de agosto, pelas 17 horas. 


 

Glória - Cem Anos a Preto e Branco

 

Após a publicação de Glória - Cem Anos a Preto e Branco, em 2011, e a sua procura, por parte do público, surgiu em nós a determinação de levar por diante um pequeno trabalho que alcançasse uma população em idade de frequentar a escola básica.

As razões subjacentes à sua produção prendem-se, sobretudo, com preocupações pedagógicas, pois não é raro verificarmos que muitos dos aspetos nele focados são do desconhecimento desse público e, por outro lado, pensamos poder contribuir, deste modo, para o esclarecimento de muitos equívocos que existem sobre a cultura gloriana. Justifica-se, assim, o estilo coloquial que adotámos, as repetições lexicais, os paralelismos, pois foi nossa intenção promover a proximidade entre emissor e recetor, num esforço simultâneo de adotar o discurso à faixa etária visada.

Cada criança será então convidada a receber o seu exemplar, gratuitamente, ficando em nós a esperança de que essa estratégia possa servir de incentivo à leitura e, por consequência, ao interesse pela mensagem transmitida.

Esta publicação constitui-se como mais um elemento que permite registar para memória futura o produto de uma vida dedicada às pessoas, de interesse e estudo sobre as mais variadas áreas da vida comunitária da Glória. Esse sentido de responsabilidade tem impelido esta associação, ao longo da sua já vasta existência, a procurar acrescentar, sistematicamente, mais um ponto à história - serviço público que tem sido reconhecido e que valeu a este coletivo o estatuto de instituição de utilidade pública.

Resta-nos agradecer a todos os colaboradores que contribuíram das mais diversas formas, para que o produto final correspondesse aos objetivos previamente delineados.

Por fim, deixamos um agradecimento particular à Junta de Freguesia da Glória e Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, pela disponibilidade e prontidão com que apoiaram, imediatamente, mais um projeto desta natureza.

Rating: 2.5/5 (714 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...

gestor web ranchodagloria@gmail.com